Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - Rota da Cavernas SP - Sede Apiaí
Informações e ingressos: https://www.ingressosparquespaulistas.com.br/home
Consulte Guias locais: https://www.guiaapiai.com.br/cit
- O PETAR foi criado em 1958 e figura como um dos mais antigos do Estado de São Paulo, sua extensão territorial é de 35.772,5 hectares e abrange os municípios de Iporanga e Apiaí. Esta unidade de conservação faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação do Paranapiacaba, o Parque Estadual de Intervales e o Parque Estadual de Jacupiranga são unidades limítrofes e todas são de jurisdição estadual. O mosaico de unidades forma um continuum ecológico que abriga diversas espécies de animais e plantas. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais – IUCN, o Petar abriga um dos cinco ecossistemas mais importantes do mundo.
Além da riqueza vegetal e animal, o PETAR também abriga grande riqueza em formações espeleológicas, com mais de 300 cavernas cadastradas. Cavernas que existem graças às águas pluviais saturadas de ácido carbônico, provenientes dos solos ricos e férteis da mata preservada, que penetram nas fissuras rochosas e desgastam o calcário presente no solo da região, abrindo dutos e galerias, e assim originando as cavidades naturais denominadas de cavernas calcárias.
O PETAR está dividido em Núcleos de Visitação, Pesquisa e Fiscalização são eles: Núcleo da Bulha D?água, Casa de Pedra, Ouro Grosso, Santana e Caboclos. O Núcleo Caboclos é o único que está localizado no Município de Apiaí na SP 250, km 264, sentido Capital – interior. Fica a 26 km da sede do município, mais 17 km de estrada de chão até a base do Núcleo, totalizando 43 quilômetros da cidade de Apiaí. Foi o primeiro núcleo de visitação a ser criado e está localizado bem ao centro do PETAR, no Bairro Espírito Santo, divisa entre Apiaí e Iporanga. Possuí um relevo mais elevado em relação aos demais núcleos do PETAR, chegando a mais de 1000 metros de altitude em alguns pontos próximo à sua base. No Núcleo Caboclos, além de conhecer as características históricas da região, o visitante pode desfrutar de muita aventura, encontrando algumas das cavernas mais lindas do PETAR, como a Caverna Temimina, a Caverna Desmoronada e a Pescaria, além de cachoeiras e trilhas para todas as idades. Se agendado com antecedência e com monitor habilitado pode-se fazer rapel e acampar. Esse Núcleo é o único do PETAR que ainda se pode acampar.
|